CURSO DE FORMAÇÃO: CONHECIMENTOS SOCIOECONOMICOS E CULTURAIS II


QUESTÃO ENEM

Palestinos se agruparam em frente a aparelhos de televisão e telas montadas ao ar livre em Ramalah, na Cisjordânia, para acompanhar o voto da resolução que pedia o reconhecimento da chamada Palestina como um Estado observador não membro da Organização das Nações Unidas (ONU). O objetivo era esperar pelo nascimento, ao menos formal, de um Estado palestino. Depois da aprovação da resolução, centenas de pessoas foram à praça da cidade com bandeiras palestinas, soltaram fogos de artifício, fizeram buzinaços e dançaram    pelas ruas. Aprovada com 138 votos dos 193 da Assembleia-Geral, a resolução eleva o status do Estado palestino perante a organização. Palestinos comemoram elevação de status na ONU com bandeiras e fogos.

Disponível em: http://folha.com. Acesso em: 4 dez. 2012 (adaptado).

A mencionada resolução da ONU referendou o(a)

 


implementação do tratado de paz com os israelenses.


equiparação da condição política com a dos demais países.


apoio da comunidade internacional à demanda nacional.


delimitação institucional das fronteiras territoriai


aumento da qualidade de vida da população local.

QUESTÃO ENADE

Constantes transformações ocorreram nos meios rural e urbano, a partir do século XX. Com o advento da industrialização, houve mudanças importantes no modo de vida das pessoas, em seus padrões culturais, valores e tradições. O conjunto de acontecimentos provocou, tanto na zona urbana quanto na rural, problemas como explosão demográfica, prejuízo nas atividades agrícolas e violência.

Iniciaram-se inúmeras transformações na natureza, criando-se técnicas para objetos até então sem utilidade para o homem. Isso só foi possível em decorrência dos recursos naturais existentes, que propiciaram estrutura de crescimento e busca de prosperidade, o que faz da experimentação um método de transformar os recursos em benefício próprio.

SANTOS, M. Metamorfoses do espaço habitado.

São Paulo: Hucitec, 1988 (adaptado).

A partir das ideias expressas no texto acima, conclui-se que, no Brasil do século XX,

 


os migrantes chegaram às grandes cidades trazendo consigo valores e tradições, que lhes possibilitaram manter intacta sua cultura, tal  como se manifestava nas pequenas cidades e no meio rural.


homens e mulheres advindos do campo deixaram sua cultura e se adaptaram a outra, citadina, totalmente diferente e oposta aos seus valores.


tanto o espaço urbano quanto o rural sofreram transformações decorrentes da aplicação de novas tecnologias às atividades industriais e agrícolas.


a industrialização ocorreu independentemente do êxodo rural e dos recursos naturais disponíveis.


o êxodo rural para as cidades não prejudicou as atividades agrícolas nem o meio rural porque novas tecnologias haviam sido introduzidas no campo.

QUESTÃO

 

O Ministério da Saúde (MS) define educação em saúde como:

 

“Processo educativo de construção de conhecimentos em saúde que visa à apropriação temática pela população [...]. Conjunto de práticas do setor que contribui para aumentar a autonomia das pessoas no seu cuidado e no debate com os profissionais e os gestores a fim de alcançar uma atenção de saúde de acordo com suas necessidades”.

(...) As práticas de educação em saúde envolvem três segmentos de atores prioritários: os profissionais de saúde que valorizem a prevenção e a promoção tanto quanto as práticas curativas; os gestores que apoiem esses profissionais; e a população que necessita construir seus conhecimentos e aumentar sua autonomia nos cuidados, individual e coletivamente.

(Disponível em: <https://www.scielosp.org/article/csc/2014.v19n3/847-852/>)

 


Deve envolver somente os gestores e a população.


Deve envolver somente os profissionais de saúde e a população.


Deve envolver estudantes, profissionais da saúde e a população.


Deve envolver os profissionais de saúde, gestores e a população.


Deve envolver somente profissionais da saúde e gestores.

QUESTÃO ENADE

 

Em janeiro de 2016, entrou em vigor a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI), instrumento que garante mais direitos às pessoas com deficiência e prevê punições para atos de discriminação. A Lei destaca a importância de estratégias de inclusão e de superação de barreiras oriundas de deficiência.

Um exemplo de superação e inclusão é a atuação do atleta paralímpico Daniel Dias. O nadador, que nasceu no dia 24 de maio de 1988, sem partes de alguns membros, conquistou, aos 28 anos de idade, sua 24ª medalha, das quais 14 de ouro, sendo nove conquistadas nas Paralimpíadas do Rio de Janeiro. Orgulho para os brasileiros.

 

                                     

 

Considerando o texto apresentado, avalie as afirmações a seguir, relativas à inclusão de pessoas com deficiência.

 

I.   O esporte, para ser inclusivo, requer prática orientada para cada tipo de deficiência.

II.   Na prática esportiva orientada, metas e objetivos são estabelecidos como ferramentas motivacionais a fim de promover ganhos motores e cognitivos à pessoa com deficiência.

III.  A LBI foi fundamental para a inclusão de Daniel Dias, que se tornou o melhor nadador paralímpico da história.

 

É correto o que se afirma em


III, apenas.


II, apenas.


I, II e III.


I e II, apenas.


I e III apenas

QUESTÃO CONCURSO

 

No que tange às diretrizes do Sistema Nacional de Segurança Alimentar - SISAN, na Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional - LOSAN (Lei n. 11.346, de 15 de setembro de 2006), assinale a opção CORRETA.

 


Conjugação de medidas diretas e imediatas de garantia de acesso à alimentação adequada, com ações que ampliem a capacidade de subsistência autônoma da população.


Integração dos esforços entre governo e sociedade civil na formulação de políticas e planos de segurança alimentar e nutricional.


Participação social na formulação, execução, acompanhamento, monitoramento e controle das políticas e dos planos de segurança alimentar e nutricional, em todas as esferas de governo.

 


Transparência dos programas, das ações e dos recursos públicos e privados e dos critérios para sua concessão.


Universalidade e equidade no acesso à alimentação adequada, sem qualquer espécie de discriminação.

QUESTÃO

 

Com base no disposto no Estatuto da Pessoa com Deficiência, julgue os itens a seguir, indicando se são verdadeiros (V) ou falsos (F).

 

(    ) O consentimento prévio de pessoa com deficiência é dispensável para a realização de tratamento, procedimento, hospitalização e pesquisa científica.

(    ) A pessoa com deficiência não poderá sofrer nenhuma espécie de discriminação pela sua condição, mas não será obrigada à fruição de benefícios decorrentes de ação afirmativa.

(     ) São consideradas especialmente vulneráveis as pessoas com deficiência que sejam crianças, adolescentes, mulheres e idosos.

(     ) A deficiência afeta a plena capacidade civil da pessoa, inclusive para o exercício do direito à adoção.

(     ) Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo meramente de natureza física, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.

 

 

A sequência correta está contida em:

 

 


F-V-V-F-F


F-F-V-V-F


F-V-F-V-V


V-V-V-V-V


V-V-F-F-F

QUESTÃO ENADE

 

TEXTO l

Olhamos o homem alheio às atividades públicas não como alguém que cuida apenas de seus próprios interesses, mas como um inútil; nós, cidadãos atenienses, decidimos as questões públicas por nós mesmos na crença de que não é o debate que é empecilho à ação, e sim o fato de não se estar esclarecido pelo debate antes de chegar a hora da ação.

(TUCÍDIDES. História da Guerra do Peloponeso. Brasília: UnB, 1987) (adaptado).

 

TEXTO II

Um cidadão integral pode ser definido por nada mais nada menos que pelo direito de administrar justiça e exercer funções públicas; algumas destas, todavia, são limitadas quanto ao tempo de exercício, de tal modo que não podem de forma alguma ser exercidas duas vezes pela mesma pessoa, ou somente podem sê-lo depois de certos intervalos de tempo prefixados.

(ARISTÓTELES. Política. Brasília: UnB, 1985).

 

Comparando os textos l e II, tanto para Tucídides (no século V a.C.) quanto para Aristóteles (no século IV a.C.), a cidadania era definida pelo(a):

 

 

 


local de nascimento.


participação politica.


acúmulo de riqueza.


grupo de parentesco.


prestígio social.

QUESTÃO

 

A circulação dos oceanos tem uma influência direta sobre a vida na Terra. Sem os oceanos, extensas áreas do nosso planeta seriam excessivamente quentes ou frias.

Assim, para melhor compreender o sistema climático do planeta, devemos estudar a circulação oceânica, analisando os efeitos simultâneos da distribuição da temperatura em toda a superfície do globo terrestre conjuntamente com a distribuição dos ventos marítimos.

No início, os navios foram os únicos meios de transporte usados para estudar as correntes oceânicas. Seu levantamento limitava-se a alguns meses de observações quase sempre regionais. Com o uso dos satélites foi possível desenvolver novas e mais completas e preciosas técnicas de observação da circulação global das correntes marítimas a partir do espaço, por intermédio do estudo topográfico da superfície marítima. […].

MOURÃO, R. R. F. Os Oceanos e o Clima. Revista ECO-21, ed. 41. Disponível em: http://www.eco21.com.br Acesso em: 05/07/2019.

 

Analise a que fatores se devem a importância e influência dos oceanos sobre os climas, marcando (V) para o que considerar verdadeiro e (F) para o que considerar falso:

 

I.  (    )  à capacidade de transportar o calor das zonas equatoriais e tropicais para os polos, ajudando a reduzir as diferenças térmicas entre as diferentes regiões do planeta;

II. (    ) à manutenção das baixas temperaturas durante todo o ano nas regiões costeiras em função da ação de suas águas gélidas sobre o litoral;

III.(    ) ao fato de absorverem menos energia solar do que os continentes, promovendo assim grandes diferenças térmicas entre as regiões tropicais e as regiões polares.

IV.(    ) à habilidade em conter a amplitude térmica nas regiões litorâneas em razão do aumento da umidade do ar por eles proporcionada.

 

A sequência correta encontra-se na alternativa:

 


V  -  F  -  F  -  V


V  -  V  -  F  -  V


V  -  V  -  F  -  F


F  -  V  -  F  -  V


F  -  V  -  V  -  F

QUESTÃO ENADE

 

A urbanização no Brasil registrou marco histórico na década de 1970, quando o número de pessoas que viviam nas cidades ultrapassou o número daquelas que viviam no campo. No início deste século, em 2000, segundo dados do IBGE, mais de 80% da população brasileira já era urbana.

 

Considerando essas informações, estabeleça a relação entre as charges:

 

                                                     

 

Com base nas informações dadas e na relação proposta entre essas charges, é CORRETO afirmar que

 

 


a primeira charge é falsa, e a segunda é verdadeira.


as duas charges são verdadeiras, e a segunda explica a primeira.


a primeira charge é verdadeira, e a segunda é falsa.


as duas charges são verdadeiras, mas a segunda não explica a primeira.


as duas charges são falsas.

QUESTÃO ENADE

                                  

   Dom Walmor Oliveira de Azevedo. Disponível em: http://etica-bioetica.zip.net/ Acesso em: 18 fev. 2019 

 

A charge acima representa um grupo de cidadãos pensando e agindo de modo diferenciado, frente a uma decisão cujo caminho exige um percurso ético. Considerando a imagem e as ideias que ela transmite, avalie as afirmativas que se seguem:

I. A ética não se impõe imperativamente nem universalmente a cada cidadão; cada um terá que escolher por si mesmo os seus valores e ideias, isto é, praticar a auto-ética.

II. A ética política supõe o sujeito responsável por suas ações e pelo seu modo de agir na sociedade

III. A ética pode se reduzir ao político, do mesmo modo que o político pode se reduzir à ética, em um processo a serviço do sujeito responsável.

IV. A ética prescinde de condições históricas e sociais, pois é no homem que se situa a decisão ética, quando ele escolhe os seus valores e as suas finalidades.

V. A ética se dá de fora para dentro, como compreensão do mundo, na perspectiva do fortalecimento dos valores pessoais.

 

É CORRETO apenas o que se afirma em:

 


II e IV.


III e V.


I e V.


III e IV.


I e II.

Páginas: 123456789